Câmara

História da Câmara

São Gonçalo do Sapucaí é um município do estado de Minas Gerais. Apresenta em sua história ilustres personagens como o Barão do Rio Verde, Raimundo Corrêa e Bárbara Heliodora.

A origem do nome que compões o município é homenagem ao Santo português São Gonçalo de Amarante, padroeiro da cidade. Sapucaí é um vocábulo de origem tupi que significa "Rio que grita". Segundo estudiosos, esse nome foi dado pelos índios da região devido ao fato de os frutos secos das sapucaias produzirem um forte ruído ao caírem no chão estourando. Essa árvore é muito comum às margens do Rio Sapucaí, que passa próximo à cidade, sendo este grande influência na composição do nome do município.

O povoado primitivo se ergueu às margens do Rio Sapucaí em princípios do século XVIII, no chamado Ciclo do Ouro no Brasil Colônia, na região das minas do "Ouro Fala" e "Ouro Ronca". Dionísio da Fonseca Reis é considerado o descobridor dessas minas. Além de Dionísio da Fonseca Reis, também são considerados os primeiros habitantes da cidade, Francisco Bento Lustosa e Bento Corrêa de Melo. Os primeiros imigrantes foram bandeirantes paulistas, oficiais do exército mineiro e portugueses com suas respectivas famílias.

Na época de sua descoberta e fundação, mais de 40 mil km³ de terras auríferas foram desmontadas, revelando de acordo com cálculos o número aproximado de 40 toneladas de ouro extraídas sob o peso de inúmeras vidas de escravos, em uma cidade que se povoou da periferia para o centro.

Em contra partida, se desenvolvia um segundo núcleo, distante dali, onde se ergueu uma capela em evocação a São Gonçalo de Amarante. Uma das primeiras menções documentais ao que mais tarde seria o Arraial e uma carta de confirmação de sesmaria, concedida a Francisco Xavier Correria de Mesquita. O documento data de 1741, e nele o então povoado já era chamado por São Gonçalo Velho. Por motivo ignorado o povoado que se erguia às margens do rio foi sendo abandonado, convertendo então ao novo núcleo, proximamente alguns quilômetros dali, no estopim da colonização da cidade.

São Gonçalo do Sapucaí é um município do estado de Minas Gerais. Apresenta em sua história ilustres personagens como o Barão do Rio Verde, Raimundo Corrêa e Bárbara Heliodora.

Na ocasião, sua jurisdição, além da sede, compreendia os distritos de Paredes do Sapucaí , atual cidade de Cordislândia, Retiro (Turvolândia), Santa Isabel (Heliodora) e Volta Grande (Careaçu). Em 27 de julho de 1889 se dá a emancipação do município e a criação de sua comarca, dispondo Raimundo Corrêa como seu primeiro Juiz de Direito.

Sua população em 2019 é de aproximadamente 25449 habitantes, conforme dados do IBGE.